ECOLOGICAMENTE CORRETO ? CUSTO x BENEFICIO? SUBSTITUIÇÃO OU RESTAURAÇÃO DE PISOS?

Em todos os condomínios, nos deparamos com pisos novos ou antigos que se apresentam em boas ou más condições, instalados em áreas internas ou externas, e em muitas vezes, sendo motivo de grande problema para zeladores e síndicos, que diante de uma realidade, são cobrados periodicamente sobre a limpeza, apresentação e em boas condições. Se você se identifica em algum momento com algumas destas situações, a primeira pergunta que surge é devo substituir ou recuperar?, qual é o melhor custo/benefício? O que é ecologicamente correto?

O primeiro pensamento é a substituição, porém como cidadãos responsáveis não só pela comunidade em que moramos e também pelo planeta, temos que levar em considerações vários fatores que envolvem essa linha de pensamento. Em muitas das vezes a substituição, além de ser um fator muito oneroso ao condomínio, necessita de mão de obra, muita das vezes especializada, que está diretamente ligada a qualidade do resultado final, tempo, transtorno, isolamento das áreas, dificuldade no acesso dos condôminos e dependendo da área, até dos carros, barulho, sujeira, entre outros, sem contar a grande quantidade de entulho e dejetos oriundos deste tipo de obra, muita das vezes sendo necessária uma grande quantidade de água, com varias lavagens, para diminuir a sujeira e sem resultado prático em detrimento ao meio ambiente, pois as vezes é necessário o uso de produtos químicos e ácidos, que além de agredir a natureza, põem em risco a saúde dos funcionários.

Na grande maioria dos casos, após uma avaliação de profissionais qualificados, a TRATAMENTO PISO, empresa com mais de 40 anos no mercado, proporciona uma solução rápida, ecologicamente correta, pois não gera detritos ao meio ambiente e de resultados garantidos e o mais interessante, com um custo/benefício acessível à realidade atual dos condomínios, em muitas vezes os mesmos necessitam mais que um simples tratamento meramente estético, e sim de um POLIMENTO (processo mecânico, que desbasta a superfície das pedras, nivelando, recuperando, isentando de buracos e imperfeições, e trazendo para uma condição de pisos novos, e com uma fácil manutenção), tal procedimento além de trazer benefícios estéticos, também consegue resgatar os benefícios funcionais do piso existente, evitando a degradação do mesmo.

Diante disso colocamos alguns tipos de pisos que se apresentam nos mais diversos condomínios existente e dependendo da realidade de cada um o tipo de tratamento a ser utilizado para a recuperação, assim como o material necessário para sua impermeabilização e a manutenção correta:

Tipo : Granilite
Geralmente aplicado em escadarias e áreas internas das edificações, por se tratar de um piso resistente, não apresenta desgaste funcional e estético rápido.
o Tratamento mais adequado:
Polimento (recuperação da funcionabilidade) + restauração (recuperação da esteticidade).
o Impermeabilização:
Seladora e ceras acrílicas.
o Manutenção:
Pano úmido e detergente com PH neutro.

Tipo : Pedra ardósia
Geralmente aplicada em áreas internas, externas, halls, etc., por se tratar de material natural e não muito resistente, apresenta um desgaste funcional e estético relativamente rápido.
o Tratamento mais adequado:
Polimento (recuperação do funcionabilidade) + restauração (recuperação da esteticidade).
o Impermeabilização:
Resinas acrílicas ou epóxi.
o Manutenção:
Pano úmido e detergente com PH neutro.

Tipo : Pedra mineira
Geralmente aplicada em áreas externas e piscinas, pois tem como característica natural a reflexão da luz solar sem que com isso haja absorção de calor, trata-se de um material também não muito resistente, apresenta um desgaste funcional e estético relativamente rápido.
o Tratamento mais adequado:
Polimento (recuperação do funcionabilidade) + restauração (recuperação da esteticidade).
o Impermeabilização:
Hidro óleo repelente.
o Manutenção:
Lavagem com máquinas de hidro-jateamento, enceradeiras industriais e detergente com PH neutro.

Tipo : Mármore e Granito natural “polidos”
Geralmente aplicada em áreas internas e elevadores, material de origem natural nobre, tem como principal característica a beleza estética, apresenta uma resistência moderada tanto no aspecto funcional como estético e demanda um tempo maior de desgaste.
o Tratamento mais adequado:
Polimento (recuperação do funcionabilidade) + restauração (recuperação da esteticidade) tendo como produto final o brilho natural.
o Impermeabilização:
Hidro óleo repelente.
o Manutenção:
Produtos específicos, detergente com PH neutro.

Tipo : Granito natural “flameado ou apicuado”
Geralmente aplicada em áreas externas, com efeito, ante derrapante, material de origem natural nobre, tem como principal característica a base ante derrapante, apresenta uma resistência moderada no aspecto funcional e demanda um tempo maior de desgaste.
o Tratamento mais adequado:
Limpeza técnica
o Impermeabilização:
Hidro óleo repelente.
o Manutenção:
Lavagem com máquina de hidro-jateamento, enceradeiras industriais e detergente com PH neutro.

Tipo : Concreto
Geralmente aplicado em áreas de garagens, tem como principal característica a resistência a grande fluxo seja de veículos e de pessoas, e demanda um tempo maior de desgaste.
o Tratamento mais adequado:
Polimento
o Impermeabilização:
Tinta epoxi.
o Manutenção:
Lavagem com máquina de hidro-jateamento, enceradeiras industriais e detergente com PH neutro.

TIPOS DE PISOS QUE NÃO PERMITEM POLIMENTO:
Cerâmicos e porcelanatos
Pedra Miracema e Pedra Goias.

PERGUNTAS E DUVIDAS FREQUENTES.
a) O hall do condomínio (a edificação tem 14 anos) em granito está opaco, com pouco brilho. Qual o tratamento mais indicado? Polimento? Cera? – Mármores e Granitos, são pedras de brilho natural, quando os mesmos perdem o brilho um tratamento com cera NÃO SURTE EFEITO, pois a pedra não tem absorção para ancoragem da cera, formando uma película MUITO FRAGIL E PASSIVEL DE DESCASCAR, nestes casos são recomendados o POLIMENTO, processo mecânico que RESGATA O BRILHO NATURAL DA PEDRA, onde após o polimento a manutenção se dá por PANO UMIDO, com MATERIAIS APROPRIADOS ou DETERGENTE NEUTRO.

b) No hall de serviço é granilite. Foi utilizada a enceradeira e o piso ficou poroso. Haveria algum produto que pudesse homogeneizá-lo novamente e restituir o brilho? – Granilite, trata-se de um piso composto por CIMENTO e GRANILHA DERIVADA DE GRANITOS E MARMORES, este tipo de piso não pode em hipótese alguma sofrer uma lavagem com produtos ácidos ou limpa pedras, pois este tipo de produtos TIRAM AGENTE AGREGADOR (CIMENTO), DESGASTANDO A SUPERFICIE DEIXANDO POROSA E PASSIVEL DE ABSORVER SUJEIRA, quando isto acontecer, ou mesmo com o desgaste natural devido a passagem do tempo, o GRANILITE devera sofrer um processo DE POLIMENTO E IMPERMEABILIZAÇÃO COM CELADORAS E CERAS ACRILICAS, após estes processos, a manutenção se dará com pano úmido e detergente neutro.

c) Pedras Miracema / Mineira / Goias: que produto utilizar de forma a que não fique esbranquiçada? Como eliminar manchas que vão se impregnando com o tempo? – Existe uma diferença entre PEDRA MINEIRA e PEDRA GOIAS, visualmente as duas tem o mesmo aspecto, porem são de segmentos diferentes, pedras mineira PODEM SER POLIDAS, tendo um resultado mais eficaz, porem pedras Goiás e Miracema, estas realmente somente são limpas com produtos mais agressivos e derivados de ácidos, nestes casos, o segredo é enxaguar bem e aplicar um produto para neutralizar o acido, pois mesmo enxaguando o acido penetra na pedra e fica por vários dias agindo e esbranquiçando a superfície das mesmas, Quanto as manchas, se forem de gordura ou óleo, principalmente próximo a área da churrasqueira, lixeira ou estacionamento, infelizmente se forem absorvidas pela pedra fica impossível de retirá-las, podem ser amenizadas, porem remover totalmente é muito difícil.

d) Há produtos que podemos utilizar para inibir que animais urinem nesses pisos próximo a jardineiras, ao gradil etc.? Como tirar essas manchas? – Não existe nenhum produto com certificado da ANVISA para esse fim, com relação as manchas irá depender de quanto o piso absorveu.

e) Como tirar manchas do granito apicoado? – Bem este é um tipo de piso muito utilizado em áreas externas devido a sua função de ante derrapante, porem não anda junto ANTE DERRAPANTE com LIMPEZA, uma vez que sua superfície é rústica segurando a sujeira, recomendo uma LIMPEZA TECNICA E UMA IMPERMEABILIZAÇÃO COM HIDRO-OLEO, saliento que este processo, principalmente em áreas externas devera ser periódico, com de intervalo de 4 a 6 meses.
Quanto as manchas, se forem de gordura ou óleo, principalmente próximo a área da churrasqueira ou estacionamento, infelizmente se forem absorvidas pela pedra fica impossível de retirá-las, podem ser amenizadas, porem remover totalmente é muito difícil.

f) Tenho em meu condomínio, pedra ardósia, ela esta feia, manchada, com excesso de cera, como limpar? – Pedra Ardósia, é um tipo de revestimento bem comum em condomínios, tanto em áreas externas e internas, se as mesmas forem tratadas com algum tipo de cera ou resinas que amarelam com o tempo, está aí receita para uma grande dor de cabeça, nestes casos, sugerimos o POLIMENTO, processo mecânico, que além de limpar, deixa a pedra natural, ou se preferir, uma nova impermeabilização com ceras ou resinas.

g) O piso da minha garagem, se encontra sujo, cheio de buracos e até soltando particular e poeira, o que fazer? – Pisos de garagens, em sua maioria são de concreto, é um local muito agredido desde a construção, pois é uma das primeiras coisas a serem feitas na construção, sofre durante todo o tempo da construção e posteriormente com a circulação de veículos, neste caso existem dois processos a serem feitos, o primeiro trata-se de um POLIMENTO + RECOMPOSIÇÃO DO CONCRETO, deixando limpo, liso e de fácil manutenção, e o segundo uma PINTURA COM TINTA EPOXI, deixando o visual mais bonito, claro, e moderno, a TRATAMENTO PISO, trabalha sempre com produtos de marcas renomadas e no caso de tinta epóxi, SEM EMISSÃO DE CHEIRO, um diferencial no mercado.

A TRATAMENTO PISO, dispõem de equipamentos de ponta, materiais e matérias primas de empresas conceituados no mercado, mão de obra qualifica e especializada, para garantir a satisfação desde o primeiro contato telefônico, atendimento rápido e eficaz, orçamento dentro de prazos limite, tudo para garantir a satisfação do cliente, buscando a excelência e liderança neste ramo.